SELO BLOG FM (4)

UFRN abre novo curso de graduação com 50 vagas oferecidas pelo Sisu

NOVO CURSO APROVADO NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (2) VAI CONTAR COM OITO PROFESSORES EFETIVOS DO INSTITUTO HUMANITAS E COLABORAÇÃO DE DOCENTES DE OUTRAS UNIDADES ACADÊMICAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, nesta semana, a criação de um novo curso superior na instituição: o bacharelado interdisciplinar em Humanidades. Pelo menos 50 vagas já deverão ser oferecidas no próximo Sisu, previsto para ser aberto em abril.

De acordo com a instituição, o curso de graduação aprovado na terça-feira (2) terá duração de três anos e ficará vinculado ao Instituto Humanitas de Estudos Integrados (IH) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O curso será o primeiro bacharelado interdisciplinar (BI) na área de humanas da UFRN, sendo criado com o objetivo de formar um profissional “apto a atuar em equipes interdisciplinares nas áreas de pesquisa, assessorias, planejamento, projetos de intervenção”, segundo a UFRN.

Na área de tecnologia, por exemplo, a universidade conta com o bacharelado interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, cujos alunos aproveitam o conteúdo em várias engenharias, entre outras áreas tecnológicas.

“O perfil previsto para o Bacharel em Humanidades comporta uma formação interdisciplinar, uma visão atualizada do mundo globalizado, capacitação em análise prospectiva (pesquisas longitudinais para antecipação de cenários sociais), habilitação para análise e respostas aos problemas sociais contemporâneos, formação teórica e prática, treino em criação de projetos e atuações sociais comunitárias”, informou a direção do Instituto Humanitas.

Ainda de acordo com a instituição, os campos de atuação e emprego do Bacharel em Humanidades estão em universidades (como professores ou técnicos administrativos), empresas, órgãos públicos, movimentos sociais, consultorias, assessorias, entre outros.

A diretora do CCHLA, Maria das Graças Soares Rodrigues, considera que há um caráter inovador do curso, que viabilizará a oportunidade de formação em nível superior, bem como a continuidade de qualificação na pós-graduação.

Com oferta inicial de 50 vagas, o curso terá atividades no Campus Central, em Natal, e contará com a estrutura do IH e do CCHLA, como biblioteca, laboratório de informática, salas de aula, entre outras instalações. O bacharelado terá oito professores efetivos do Instituto Humanitas, além da colaboração de docentes de outras unidades acadêmicas.

G1RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui