O turismo do Rio Grande do Norte está se preparando para a retomada do setor no cenário pós-pandemia. Para isso, tem promovido debates e reuniões online com diversas entidades, especialistas, empresários e profissionais dos segmentos envolvidos. O último deles aconteceu hoje (30), às 14h, com a participação da CEO da Go Consultoria e especialista em análise do mercado hoteleiro, Gabriela Otto, do presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), Bruno Reis, e representantes de meios de hospedagem de todo o estado.
Otto apresentou dados de pesquisas mundiais, que revelaram desde informações sobre sentimentos que estão envolvidos neste momento de pandemia, dados históricos sobre outros cenários difíceis para o turismo, até análise atuais do Brasil que indicam possíveis sinais de retomadas, além de soluções que já foram adotadas em outras circunstâncias. “As previsões não são exatas porque dependem das nossas atitudes e de decisões governamentais que estão sendo tomadas”, afirmou a especialista. “Porém oferecem algumas estimativas que devem e concretizar”.
Como já tem sido sinalizado em diversas pesquisas, o retorno das viagens de lazer deve acontecer em território regional, desde locais onde é possível viajar de carro, em seguida vem o nacional e depois o internacional. No Brasil, apenas 10,8% do turismo é internacional (dados do MTur). “Estamos em um país onde temos um turismo nacional que vai nos ajudar muito nessa retomada”, disse Gabriela. Neste sentido, as perspectivas são positivas também para o setor de locação de carros, que deve ter uma alta demanda de procura na retomada.
Segundo as pesquisas, o turista de lazer que é fiel a um empreendimento hoteleiro está entre os primeiros clientes a voltar no período pós-pandemia, portanto, o momento é propício para estreitar laços. “Essa é a hora de se comunicar com seu mailing, de oferecer boas opções de pacotes promocionais com descontos percentuais, opções de diária a mais, parceiros locais como transfers e passeios. Usar a criatividade e as parcerias”, sugeriu Gabriela.
Uma perspectiva positiva apresentada nas análises da especialista é a possibilidade de retomada ainda em 2020 e de até 2021 o cenário já conseguir superar os números pré-pandemia. “Pandemias acontecem muito mais do que a gente imagina e depois de sérias crises existe um ciclo de prosperidade”, comentou. Nesse momento, expectativa é que da mesma forma que o desemprego aumentou rapidamente, ele diminua rapidamente. “Muitas pessoas serão readmitidas e farão com que a roda da economia gire”.
Outro ponto de destaque para que os clientes escolham o melhor hotel será a atualização das normas de limpeza e higiene. “Os clientes vão cobrar e os hotéis vão ter que se adaptar. Ainda não há regras, muitas instituições já estão fazendo alguns manuais, estados, municípios e pode ser um diferencial para o empreendimento, sair na frente nesse sentido”, completou Otto.
Por fim, a CEO da Go Consultoria afirmou que para o empresariado, seja ele da hotelaria, receptivos ou restaurantes, a palavra de ordem é união. “Não vai ser possível negociar com as grandes operadoras e DMCs sozinho. Os empresários devem se unir e agregar valor nas tarifas”.
A iniciativa da Emprotur em promover o encontro deve continuar pelos próximos dias, com diferentes entidades e associações envolvidas com o trade turístico. “É importante ressaltar que essas ações virtuais são importantes para auxiliar os responsáveis pelos meios de hospedagem no planejamento da retomada do turismo, para que eles se preparem da melhor forma para o novo cenário de viagens, legislações, técnicas de higiene e perfil de público que está por vir”, comentou o presidente da Emprotur, Bruno Reis. “Será um cenário novo para todos os estados do Brasil, é imprescindível estarmos preparados para saber como atrair e atender esse novo turista”, concluiu.