SELO BLOG FM (4)

TSE autoriza participação de observadores nas eleições municipais

FOTO: ASCOM-TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na segunda-feira (26) a participação de quatro instituições nacionais na Missão de Observação das eleições municipais deste ano. Essas instituições independentes, previamente credenciadas pela Corte, irão acompanhar e avaliar o pleito.

As entidades autorizadas incluem a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Elas têm agora um prazo de 30 dias para registrar os participantes que atuarão na observação das eleições.

Os observadores terão acesso a todas as etapas do processo eleitoral, garantindo assim a transparência e a integridade do pleito. Ao final das eleições, essas instituições deverão apresentar um relatório detalhado de suas atividades.

Essa será a segunda experiência do Brasil com observação nacional em eleições municipais, sendo a primeira em 2020. Já nas eleições gerais, essa prática é consolidada, seguindo protocolos e compromissos internacionais. Segundo o TSE, o objetivo é reforçar a democracia, assegurando ainda mais transparência no processo eleitoral.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui