Nessa terça-feira 24, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou o envio de militares da força federal para cuidarem da segurança nos locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.
Tanto do municípios do Rio Grande do Norte, como os de mais 11 estados receberão os militares federais. Ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio da força federal e a decisão foi tomada por unanimidade.
Quando se aciona a força federal nas eleições
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local.
Neste ano, o município de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, emitiu um pedido ao Ministério Público Eleitoral para o envio tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições após um apoiador do candidato Jaime Calado sofrer um atentado a tiros na primeira sexta-feira do mês de setembro.
Em virtude do assassinato do prefeito de João Dias e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira, e de seu pai, Sandi Alves de Oliveira, no dia 27 de agosto, Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) também acatou o pedido de reforço federal para garantir a segurança no município de João Dias durante o pleito.
Estados que receberão a força federal nas eleições 2024
- Tocantins
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
- Amazonas
- Ceará
- Maranhão
- Acre
- Mato Grosso
- Pará
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
Com informações da Agência Brasil