SELO BLOG FM (4)

Trump ameaça barrar depoimentos em processo de impeachment

EM ENTREVISTA À FOX NEWS, PRESIDENTE NORTE-AMERICANO TAMBÉM COMENTOU TENSÃO COM O IRÃ E ASSASSINATO DO GENERAL QASSIM SULEIMANI. FOTO: REUTERS

Em entrevista veiculada pelo canal Fox News na noite dessa sexta-feira, 10, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode usar proteção ao poder executivo para bloquear o testemunho do ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton e de outros funcionários do governo no julgamento do seu impeachment no Senado, caso seja necessário.

No mesmo dia, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, anunciou que poderia “desbloquear” o processo de impeachment e enviá-lo ao Senado ainda na próxima semana.

Trump fez referência a várias outras autoridades que poderiam ser chamadas a testemunhar, incluindo o chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o ex-secretário de Energia, Rick Perry. Na entrevista, o presidente afirmou que gostaria que eles testemunhassem, mas que não pode permitir por questões de segurança nacional.

Sobre a tensão com o Irã, Trump afirma que o general Qassim Soleimani, morto em um ataque aéreo promovido pelos EUA em Bagdá, no Iraque, planejava atacar quatro embaixadas norte-americanas. “Provavelmente um dos alvos seria a embaixada em Bagdá. Mas acho que haveria ataques a quatro embaixadas em países que tiveram bases militares nossas. Poderia ter outros pontos também, mas era iminente”, afirmou.

Sobre a possível retirada das tropas norte-americanas do Iraque, Trump disse que não vê problemas. Apesar dos pedidos do governo iraquiano para iniciar um plano de retirada, o presidente afirmou que “isso é o que eles dizem publicamente. Mas em conversas reservadas, eles dizem outra coisa”.

Estadão

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui