SELO BLOG FM (4)

Trilhas de formigas podem aumentar risco de desabamento de falésia em Baía Formosa

FOTO: DIVULGAÇÃO/IDEMA

Em atendimento à denúncia sobre a presença de fissuras em uma falésia no centro de Baía Formosa, próxima ao mirante, uma equipe formada por representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Fiscalização e Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco); Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Meio Ambiente de Baía Formosa, realizou uma vistoria de reconhecimento no local, no último sábado (25).

Após a visita, as equipes concluíram que, em relação à fissura alegada pelo denunciante, na verdade é uma trilha de forrageamento realizado pelas formigas, do tipo cortadeira, basicamente saúvas e quenquém, as quais formaram várias colônias isoladas, e duas dessas trilhas se destacam por suas grandes dimensões.

“São hábitos naturais formarem galerias subterrâneas a fim de estabelecerem suas colônias, podendo contribuir com o aumento de risco do desabamento da falésia por bioturbação da área. Desta forma, deverá ser realizada o manejo/controle da infestação desses artrópodes para que se mantenha a geomorfologia. É importante lembrar que, apesar de se tratar de uma área frágil, o episódio com as formigas aumenta o risco, e não que ele obrigatoriamente causará o desabamento”, disse a subcoordenadora da Sugerco, Rosa Pinheiro.  

A Prefeitura foi orientada no momento da vistoria, que deverá realizar o manejo desses formigueiros, onde receberá orientações detalhadas através de Notificação.

Portal da Tropical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui