O trem que fazia a linha de Natal para Parnamirim e descarrilou no fim da manhã dessa quarta-feira (08) foi recolocados no trilhos apenas nesta quinta-feira (09), após mais de 24 horas do incidente. O serviço foi realizado por uma equipe da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
As causas do descarrilamento ainda não foram confirmadas pela companhia. No entanto, técnicos da CBTU informaram extraoficialmente ao repórter Hugo Monte que o incidente pode ter sido provocado por uma avaria nos trilhos.
É possível que a via férrea tenha cedido e deixado espaço maior do que o necessário para a passagem do trem. No momento do descarrilamento, o disco de freio da composição foi danificado.
Para colocar o VLT novamente nos trilhos, os funcionários da companhia utilizaram uma espécie de macaco hidráulico. O vagão foi levantado e deslocado para a posição de viagem. O serviço foi acompanhado de perto por moradores da área onde houve o descarrilamento, no bairro de Felipe Camarão, entre as estações de Cidade da Esperança e Promorar.
Em entrevista à TV Tropical nessa quarta-feira (08), pouco tempo após o descarrilamento, o condutor do trem declarou que não sabia o que poderia ter acontecido. Ele relatou ainda que o incidente poderia ter causado danos maiores.
As viagens entre Parnamirim e Natal estão suspensas desde então. Segundo a CBTU, apesar de o VLT ter sido recarrilado, a via férra ficou bastante danificada. A recuperação já foi iniciada. Contudo, os serviços devem se estender até, pelo menos, a tarde desta sexta-feira (10).
A companhia frisou ainda que as chuvas podem atrasar ainda mais a retomada das viagens. A expectativa é que o trem volte a circular no sábado (11) ou na segunda-feira (13), já que no domingo não há operação no sistema de trens urbanos de Natal e Região Metropolitana.
Portal da Tropical