SELO BLOG FM (4)

Trecho alagado da engorda de Ponta Negra passa por drenagem

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Na segunda-feira 13, a engorda de Ponta Negra amanheceu alagada devido as fortes chuvas que ocorreram durante a madrugada. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 50 milímetros em Ponta Negra durante um período de 6 horas.

Água cobriu grande parte da orla da praia e acabou levando alguns materiais de trabalhadores do local, como barracas, cadeiras e caixas. Os que continuaram fixos na areia ficaram sobre a lama. Esgoto é suspeito de contribuir com o alagamento após estourar devido a força da chuva durante a madrugada.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) foi acionada e está limpando a praia e retirando os destroços que desceram para faixa de areia.

Empresa da engorda é convocada para solucionar problemas em turnos de 24 horas, diz Prefeitura

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), determinou que a empresa responsável pela obra de engorda da praia de Ponta Negra resolva os problemas de drenagem identificados no local em um turno contínuo de 24 horas. A decisão foi tomada após alagamentos causados pelas chuvas recentes, que expuseram uma falha na conexão entre os pontos 8 e 9 do sistema de drenagem.

“O prefeito convocou a empresa e autorizou a formação de uma equipe específica e exclusiva para trabalhar em turnos de 24 horas e resolver o problema de conexão entre os pontos 8 e 9”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita. Ele destacou que a intervenção visa evitar que a sobrecarga hidráulica no ponto 9 continue afetando o ponto 8, que não suporta o mesmo volume de água.

Thiago esclareceu que “a drenagem continua sendo executada à frente da engorda”, mas a intercorrência exigiu atenção imediata. “A Secretaria de Infraestrutura e a empresa estão avaliando se será necessário desmanchar parte do sistema de drenagem ou apenas realizar ajustes pontuais”, afirmou.

A obra da engorda e da drenagem devem ser concluídas até 31 de janeiro, segundo a previsão do município. Thiago Mesquita informou que a falha de drenagem na obra da engorda ocorreu na conexão entre os pontos localizados nas proximidades do Hotel Manary. “O ponto 9 recebe a maior carga hidráulica, mas o ponto 8 não tem a mesma capacidade de suporte. Foi necessário um evento de chuva para identificar essa falha na conexão”, explicou.

Segundo Thiago, a empresa responsável pela obra já está com equipes extras avaliando a situação. “Eles estão verificando se será necessário desmanchar parte do sistema ou se uma intervenção menor será suficiente. A drenagem segue sendo executada à frente da engorda, mas o foco agora é corrigir essa conexão”, afirmou.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui