SELO BLOG FM (4)

TRE-RN realiza retotalização de votos para Câmara de Bento Fernandes nesta terça-feira (15) após cassação de vereador

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realizará nesta terça-feira (15), às 14h, a retotalização de votos para uma vaga na Câmara Municipal de Bento Fernandes. Este reprocessamento ocorre após a cassação dos mandatos da Federação PSOL/REDE, devido a fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. A decisão foi tomada por unanimidade durante a sessão plenária da última terça (8).

O vereador “Deca do Sindicato”, eleito pela coligação PSOL/REDE, teve seu mandato cassado pelo TRE-RN. O julgamento foi baseado no Recurso Eleitoral interposto pela Coligação “O Trabalho não pode parar Bento Fernandes/RN”, que contestou uma sentença anterior do Juízo da 62ª Zona Eleitoral. Esta sentença havia julgado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral que alegava abuso de poder devido à fraude à cota de gênero nas candidaturas do PSOL.

De acordo com os autos, foi identificado que pelo menos duas candidatas do PSOL não realizaram campanha, não apresentaram material de divulgação e obtiveram votação inexpressiva, evidenciando indícios de candidaturas fictícias. Com os votos do PSOL anulados, a Justiça Eleitoral procederá com a redistribuição das vagas na Câmara Municipal.

O presidente da Junta Totalizadora da 62ª zona eleitoral, juiz Gustavo Henrique Silveira Silva, convocou candidatos, partidos políticos, coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público para acompanhar o processo de retotalização, que será realizado virtualmente através da plataforma Google Meet.

Diário do RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui