
Em relação ao acidente de carro ocorrido no último fim de semana, com um veículo 4×4 na área dunar de Nísia Floresta, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema ressalta a importância da sensibilização para quem trafega nas dunas. O órgão ambiental possui um sistema de cadastramento online ativo para os condutores de veículos. Esse sistema serve de controle e monitoramento de quem está acessando o campo de duna de Nísia Floresta, município inserido na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. O sistema está disponível no site do Idema (idema.rn.gov.br).
O diretor-técnico do Idema, Werner Farkatt, enfatiza que o Instituto é o órgão executor da Política de Meio Ambiente, pautada na legislação municipal, estadual e federal. “Possuímos um sistema de cadastramento para os condutores de veículos nessa área específica. Para se ter uma ideia, nesse último fim de semana, apenas quatro estavam cadastrados. Os motoristas precisam seguir as orientações estabelecidas, tanto para a preservação ambiental quanto para a sua própria segurança e a de quem está trafegando no local. O carro do acidente, por exemplo, era um dos que não possuíam autorização para trafegar”, disse.
O diretor comentou, ainda, que muitas vezes os acidentes acontecem pelo fato dos condutores não terem experiência de condução de veículos em área dunar e se aventuram em locais sensíveis, como as dunas com curvas acentuadas, instabilidade e areia móvel que se modifica diariamente devido à força dos ventos.
O Idema destaca que a circulação inadequada desses veículos pode ocasionar danos ambientais, estabelecidos na Legislação Ambiental, como desmatamento, derramamento de óleo sobre dunas, retirada de vegetação natural, entre outros. Os condutores que cometerem infrações estão sujeitos às sanções penais e administrativas vigentes.

