A direção e base do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), em conjunto com as demais entidades do Fórum de Servidores do Rio Grande do Norte, está realizando uma paralisação 24h, nesta terça-feira 17, com concentração na Assembleia Legislativa do RN. A mobilização inclui servidores ativos e aposentados e tem como principal objetivo acompanhar a votação do projeto de lei que propõe a elevação da alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 20%.
A base dos trabalhadores foi buscar um resultado favorável ao projeto, visto que a ele foi atrelado, pelo governo Fátima Bezerra (PT), à recomposição salarial dos servidores para 2025 e 2026. Também serão votados na ocasião os Projetos de Lei Complementares (PLPs) da enfermagem, da saúde no geral e das demais categorias da administração direta e indireta.
Durante o ato, os trabalhadores e trabalhadoras cobrarão do Poder Legislativo e Executivo medidas efetivas para garantir a valorização profissional, a recomposição salarial e melhores condições de trabalho. Segundo a direção do sindicato, a recomposição salarial é um direito fundamental e urgente, especialmente diante do aumento do custo de vida e do cenário de defasagem nos vencimentos.