O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) determinou na tarde desta sexta-feira (21), o cancelamento do jogo entre ABC e América pela última rodada do quadrangular final do Campeonato Potiguar 2023. A competição deve seguir diretamente para as finais marcadas para os dias 17 e 31 de maio.
Esta decisão ainda é não definitiva, até que haja uma decisão do Pleno do TJD sobre o pedido de cancelamento. Os clubes tem dois dias para se manifestarem diante do pedido.
ABC e América deviam entrar em campo na noite da última quinta-feira (20), no Estádio Frasqueirão, mas em virtude de um problema elétrico que acabou afetando no funcionamento em um dos refletores do estádio, o jogo atrasou.
Sem previsão de retorno, o árbitro da partida Zandick Gondim Alves determinou o adiamento da partida após quase duas horas de espera pela retomada da iluminação. Sendo assim, a decisão pelo cancelamento ou não do jogo ficou para o Tribunal.
Em virtude de ambas equipes já estarem classificadas e com a ordem dos mandos de campo das finais definidos, o TJD determinou que o confronto fosse cancelado, visto que não haveria interferências no resultado final da classificação.
Também foi argumentado a falta de datas dentro do calendário dos dois clubes, junto do cancelamento da partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa, como precedente.
Confira o trecho da decisão:
Primeiramente, deve-se destacar que pelo que consta do regulamento da competição, ambos os clubes já estão classificados para a final do campeonato, também estando definido que o ABC Futebol Clube, por ter acumulado o maior número de pontos ao longo da competição terá a vantagem de disputar a segunda partida da final em seu estádio.
Assim, o resultado da partida prevista para se realizar na data de 20.04.2023 não teria interferência na classificação final dos clubes no campeonato e, consequentemente, para as partidas finais.
Outro aspecto de fundamental relevância, diz respeito ao fato de que as datas das partidas finais já foram definidas pela FNF, mais especificamente para os dias 17/05 e 30/05 e, diante do calendário de jogos de ambas as equipes nos demais campeonatos que disputam (Brasileiro da Série B, Copa do Brasil e Brasileiro da Série C) não se mostra razoável e possível o reagendamento das finais, gerando impacto ainda nas transmissões televisivas e programação das equipes.
Merece também ser abordada a questão de que já houve precedente recente de cancelamento de partida que não pode ser realizada na data previamente agendada, mais especificamente no jogo entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Qatar, oportunidade na qual a FIFA fundamentou tal cancelamento, entre outras razões, na ausência de impacto para a classificação final das equipes no torneio, situação, portanto, análoga à hora vivenciada.
Portal Grande Ponto