
Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) e, seguindo as orientações das autoridades de saúde, os municípios do Rio Grande do Norte vêm tendo iniciativas para minimizar a propagação da doença. A gestão municipal de Tibau do Sul, por exemplo, decretou uma série de medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública. Dentre as determinações está a proibição do recebimento de novos hóspedes nos hotéis, resorts, pousadas etc a partir desta quarta-feira, dia 1° de abril. A medida atinge especialmente a Praia de Pipa, importante ponto turístico do litoral potiguar.
Desde a publicação do Decreto n° 15, no dia 23 de março, outras providências já vinham sendo adotadas no âmbito municipal de Tibau do Sul. Uma barreira de controle e acesso educativa na entrada do município, especificamente na comunidade de Umarí, foi instalada. As equipes abordam carros, motos, vans, ônibus e outros veículos para passar as orientações necessárias sobre a Covid-19 e pedir que as pessoas fiquem em casa. A iniciativa também tem o intuito de impedir novas entradas de turistas nas praias da região. A passagem é permitida apenas para moradores.
Além do controle do acesso, o decreto de emergência também determinou que o transporte de passageiros reduzisse a capacidade pela metade, ficando 2 passageiros nos táxis, 10 passageiros nos micro ônibus, 25 nos ônibus e 8 nas vans e similares. Recomendou-se, ainda, que esses veículos devem circular com os vidros abertos e com higienização regular.
Ficou proibida também a circulação de pessoas nas praias, rios, lagoas e piscinas públicas, bem como a retirada de barracas, cadeiras e guarda-sóis nessas áreas. Os passeios turísticos também foram vedados. Os estabelecimentos comerciais, como shoppings, centros comerciais, galerias, além de restaurantes, lanchonetes, bares, barracas e similares, também tiveram as atividades suspensas. Ficou permitida apenas a entrega de alimentos e refeições a domicílio. Também foram interrompidas as feiras livres e as atividades religiosas.

