SELO BLOG FM (4)

Terminal Pesqueiro de Natal deve gerar 8 mil empregos, prevê setor empresarial

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Terminal Pesqueiro de Natal entrará em operação após anos de paralisação, com a expectativa de gerar cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 5 mil indiretos. Na sexta-feira (10), uma reunião no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão reuniu Prefeitura, empresários e instituições parceiras para discutir a ativação do terminal, que está parado desde 2010.

O terminal foi leiloado há cerca de um mês pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A empresa Turc Operações Marítimas, única habilitada no certame, arrematou o espaço e será responsável pela administração, revitalização e modernização do equipamento pelos próximos 20 anos. A expectativa é de que a empresa assuma o terminal em novembro.

O presidente da Turc Serviços Marítimos, Daniel Penteado, demonstrou entusiasmo com o desafio de tocar o equipamento. Ele destacou que o terminal, por seu potencial, poderá fortalecer grandes cadeias produtivas, como a pesca industrial e artesanal, a aquicultura e a logística de transporte, e que a expectativa é gerar cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 5 mil indiretos.

O secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, que representou o prefeito Paulinho Freire, classificou o encontro como “ponto de partida” para uma nova fase do terminal e da região da Ribeira. “Estamos iniciando hoje um diálogo com as empresas e as secretarias envolvidas sobre a implantação do terminal. Posteriormente, vamos marcar também uma visita técnica ao próprio equipamento para avançar na definição das soluções”, afirmou.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, ressaltou o papel da gestão municipal na retomada do terminal. “É uma satisfação contar com um prefeito com a visão empreendedora de Paulinho Freire, que possibilita darmos continuidade a essa iniciativa. A receptividade foi muito positiva e, a partir de agora, vamos caminhar com as melhores definições”, observou.

Localizado às margens do Rio Potengi e ao lado do Porto, o Terminal Pesqueiro ocupa uma área de 13.500 m², com 4.800 m² de área construída. Iniciado em 2009, o projeto chegou a 95% de execução, mas teve as obras paralisadas em 2010 em razão de impasses judiciais e ainda não entrou em operação, o que agora está mais próximo de acontecer.

Com informações de Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui