SELO BLOG FM (4)

Temporada de cruzeiros no Brasil é retomada neste sábado, após aval do Ministério da Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE HAVIA PUBLICADO PORTARIA QUE AUTORIZAVA RETORNO DAS VIAGENS NO DIA 7 DE MARÇO. FOTO: GETTY

Após suspensão devido a casos de Covid-19 em embarcações, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) anunciou a retomada da temporada a partir de sábado (5), com saídas programadas até 18 de abril. Na última sexta-feira (25), o Ministério da Saúde havia publicado portaria que autoriza retorno das viagens no dia 7 de março.

Em dezembro do ano passado, surtos da doença entre tripulantes e passageiros fizeram com que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendasse a suspensão definitiva da temporada e impedisse o ingresso em um cruzeiro atracado no Porto de Santos. Com isso, no dia 3 de janeiro, a Clia anunciou paralisação da operação até dia 21 de janeiro. O avanço da Ômicron, no entanto, levou ao adiamento da retomada.

No comunicado desta quarta-feira, a associação disse que 19 roteiros voltam a operar. As rotas passam por oito destinos: Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.

Conforme explicou a Clia, os cruzeiros exigem uma “abordagem robusta em várias camadas aos protocolos de saúde e segurança que abrangem toda a experiência”. Por isso, destacou que as embarcações cumprem medidas sanitárias que incluem comprovação de vacinação anticovid e testagem frequente de, ao menos, 10% de passageiros e tripulantes. Também assegurou que os municípios de destino estão alinhados para implementar “rigorosos protocolos de segurança”.

A MSC Cruzeiros comunicou a volta das atividades já no dia 5 em seus navios: o Preziosa, que parte do Rio, o Seaside e o Splendida, que saem de Santos. Também anunciou a abertura de vendas para quatro novos minicruzeiros, entre três e quatro noites, a bordo do Preziosa.

R7

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui