Técnicos da Emater-RN, participaram do Intercâmbio técnico sobre ovinocultura na Empresa CIALNE, no munícipio de Maranguape no Ceará. Produtores de Mossoró e Severiano Melo e professores do IFRN Campus de Apodi, estiverem presentes nas atividades, que tinham como objetivo conhecer a técnica de manejo reprodutivo de ovinos, visando o cruzamento industrial de Dopper e matrizes Santa Inês. Na ocasião, puderam conhecer o setor da maternidade onde ocorre o desmame de 60 a 70 dias dos cordeiros.
Os participantes conheceram a metodologia empregada pela empresa para coleta de de sêmen a fresco dos carneiros pois a propriedade trabalha com a inseminação artificial, em seguida os participantes conheceram o sistema de engorda de cordeiros na modalidade de confinamento com “alto grão” que permite uma terminação por volta de 6 meses com peso para abate de 40 kg.
Conforme o Professor Felipe Barreto, a proposta do intercâmbio é incentivar de maneira associativa que um grupo de ovinocultores possa se inteirar do processo e quem sabe se organizarem para produzirem esse nicho de mercado “carne de cordeiro”.