Em alta a frente do time do Flamengo, sendo apontado como um dos melhores treinadores do Brasil, Jorge Jesus fez uma análise sobre o futebol apresentado pelos clubes do país. Há apenas três meses trabalhando em solo brasileiro, o treinador rubro-negro concedeu uma entrevista publicada na edição de setembro da revista “So Foot“, da França. Na ocasião, ele apontou os motivos que teriam feito com que o futebol jogado por aqui ficasse para trás em relação ao que é apresentado em outros grandes centros do mundo.
Para o português, a qualidade “natural” do jogador brasileiro vem servindo como uma espécie de muleta para diversos treinadores, que conseguem então “mascarar” tais problemas táticos.
“O treinador brasileiro está ultrapassado taticamente. Sabe por quê? Porque sempre tiveram grandes jogadores e esses resolvam os problemas táticos sozinhos. Os treinadores brasileiros tinham menos necessidade de criar ideias coletivas, por causo disso estão ultrapassados”, analisou Jesus.
Com pouco tempo no Brasil, Jorge Jesus conseguiu levar o Flamengo a liderança do Campeonato Brasileiro, e as semifinais da Copa Libertadores, algo que o clube não conseguia desde 1984.
O Dia