O setor de taxímetro do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN informa que mais de quinhentos taxistas de Natal e da Região Metropolitana, que ainda não realizaram a vistoria do taxímetro em 2020, podem agendar a verificação pelo site: https://servicos.rbmlq.gov.br/. Na página é possível emitir o boleto de pagamento da taxa de vistoria e agendar a verificação do instrumento.
Caso o motorista tenha dificuldade de acesso a internet pode procurar as cooperativas de taxistas ou o setor de taxímetro do órgão, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h. Se o taxista não estiver em dia com a verificação, ou seja, não tiver feito a vistoria em 2019, não será possível fazer o agendamento pelo site.
“A verificação periódica dos taxímetros é obrigatória e deve ser feita anualmente e tem o objetivo de certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. Se o instrumento for aprovado o motorista receberá o certificado atualizado, o lacre e o selo de verificação do Inmetro. Caso o instrumento seja reprovado, o reparo do taxímetro deverá ser feito por uma oficina credenciada pelo IPEM/RN. É importante alertar que os taxistas que trafegarem com o taxímetro irregular poderão ser multados”, explica o diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.
Devido a pandemia de Covid-19, para realizar a vistoria os taxistas devem seguir as seguintes recomendações: uso obrigatório de máscaras, realizar a higienização interna dos táxis, manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, evitar contato físico e aglomeração.