SELO BLOG FM (4)

Tartaruga ferida por hélice após resgate em Fernando de Noronha volta ao mar em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma tartaruga-verde resgatada após grave acidente com embarcação voltou ao mar na tarde desta quinta-feira (13), na Via Costeira, em Natal. A soltura ocorreu às 16h15, ao lado do antigo Hotel Costeira Palace, e foi acompanhada por banhistas e equipes técnicas.

O animal passou por quase seis meses de reabilitação após ser encontrado debilitado em Fernando de Noronha, com cortes profundos na carapaça e próximo ao crânio, lesões compatíveis com impacto de hélice. O primeiro atendimento foi feito pelo Projeto Tamar em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Devido à gravidade dos ferimentos, a tartaruga foi transportada para o Rio Grande do Norte com apoio da Força Aérea Brasileira. Em Natal, recebeu cuidados emergenciais no Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental e depois seguiu para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha do Projeto Cetáceos da Costa Branca, ligado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Areia Branca.

Durante o tratamento, o animal apresentou melhora progressiva, voltou a se alimentar e recuperou a capacidade de mergulho. Com evolução clínica considerada satisfatória, foi liberado para retorno ao habitat natural conforme protocolos técnicos de segurança.

Ponta Negra News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui