SELO BLOG FM (4)

Tarifaço: Lula e Alckmin se reúnem nesta segunda para finalizar plano

FOTO: IGO ESTRELA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá na tarde desta segunda-feira (11/8) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para finalizar o plano de contingenciamento para socorrer os setores mais afetados pelo tarifaço de 50% dos Estados Unidos (EUA) ao Brasil.

Este deve ser o último reunião com os envolvidos no pacote, já que Alckmin declarou, na quinta-feira (7/8), que o plano seria divulgado até terça-feira (12/8). De acordo com ele, as medidas já estavam bem encaminhadas, e só faltava Lula “bater o martelo”.

Apesar de ainda não estar definido, algumas alternativas estudada pelo governo são a ampliação do programa Reintegra, destinado a pequenos exportadores, e a criação de linha de crédito subsidiada pelo governo.

Como mostrou o Metrópoles, o vice-presidente disse que o plano de contingenciamento terá caráter personalizado das medidas, considerando a necessidade das indústrias afetadas:

  • Linhas de crédito: semelhante ao vivenciado no desastre do Rio Grande do Sul, o governo federal estuda conceder linhas de crédito para pequenos produtores.
  • Compras governamentais: Haddad citou o caso do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que apresentou ao governo proposta para comprar o pescado produzido no Estado que teria o destino aos Estados Unidos. De acordo com o ministro, existe espaço orçamentário para esse tipo de medida.
  • Reativação do Programa Seguro-Emprego: a medida deve permitir a redução de até 30% da jornada e dos salários de trabalhadores em empresas com dificuldades financeiras, semelhante ao que aconteceu na pandemia.
  • Ampliação do Reintegra: programa para pequenas empresas exportadores que permite recuperar parte dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui