A segunda etapa de dez mil pontos da Taça Brasil de acesso a elite nacional da CBSurf, terminou no domingo (7) no Pontal de Baía Formosa, litoral sul do RN e distribuiu duzentos mil reais em disputas masculinas e femininas com premiação igual nas colocações que ambos receberam, sendo vinte mil tanto para o campeão Rickson Falcão do Rio de Janeiro quanto para a primeira entre as mulheres Larissa dos Santos do Ceará.
O surfista de Saquarema, Rickson Falcão, somou recordes 19 em 20 pontos possíveis na decisão.
Ainda Sub 18, Rickson fez na final a a única nota 10 do Baía Formosa Pena Pro e desbancou o formosense Adauto Sena, que tem menos de vinte anos e vinha de um excelente terceiro lugar na abertura da primeira divisão. No feminino, embolsando iguais vinte mil reais, a cearense Larissa dos Santos superou a paranaense Nathalie Martins com direito a nota 9,5 pontos na média total de 17 pontos e meio obtida por ela que é de Fortaleza e compete em Baía Formosa desde as categorias de base.
O detalhe é que ambos surfaram de backside ( bequisaidi a pronúncia), costas para as ondas, que no Pontal de Baía Formosa, abrem sempre no sentido da direita do surfista que nela rema.
Eles surfam, literalmente, com o pé direito a frente da prancha.
A onda 9,5 da campeã Larissa foi com as manobras rasgadas e batidas enquanto o primeiro movimento do campeão Rickson foi se posicionando para ser encoberto pela onda, o chamado tubo, que na sua saída ainda permitiu ele executar outras manobras para ter a nota máxima, enquanto o finalista potiguar chegou perto da perfeição com a nota 9,83 na frente da torcida mas não conseguiu outra de nota 9,18 para aplicar a virada.
O evento, iniciado na segunda-feira (1º), movimentou Baía Formosa e contou até com o campeão olímpico e atual quarto do mundo Ítalo Ferreira torcendo, ele que venceu mês passado a etapa brasileira da liga mundial justamente na cidade de Rickson Falcão, Saquarema.