Com a contagem regressiva para a eleição que no dia 28 de novembro elegerá o presidente da OAB/RN, os candidatos à presidência turbinam as suas estratégias eleitorais e saem em campo para buscar apoios na capital e nas cidades interior do Estado. A eleição para o comando da OAB/RN é disputada pelo atual presidente e candidato à reeleição, Paulo Coutinho, que enfrenta dois candidatos de oposição – a advogada Magna Letícia e o também advogado Aldo Medeiros, candidaturas que dividiram as bases oposicionistas, fortalecendo, ironicamente, o projeto de reeleição de Coutinho.
O tempo é curto e Paulo Coutinho, Magna LetÍcia e Aldo Medeiros correm em busca de agregar aliados aos seus projetos eleitorais.
Nesta terça-feira, Coutinho recebeu o apoio em massa de 50 mulheres advogadas, durante um almoço realizado em Natal. O candidato goza de um bom conceito junto às advogadas. “Ele abriu as portas da OAB para as mulheres. Hoje, a advogada consegue circular e participar de todas as comissões e setores que desejar”, explica a advogada Roberta Mendes.
Esse “trânsito livre” junto às advogadas refletiu na formação da chapa de Coutinho. “Temos em nossa chapa seis advogadas integrantes nas diretorias. É inédito e isso reforça a importância que damos à mulher advogada no cenário institucional perante a sociedade civil”, declara o candidato.
MAGNA LETÍCIA
Veterana nas disputas da OAB/RN, a candidata Magna Leticia vem impulsionando a sua candidatura, agregando apoios de escritórios de advocacia. Somente esta semana, os advogados do escritório Castim, Carriço & Lopes, liderado por Gustavo Carriço, Antônio Lopes, Claúdia Castim e Carlos Castim, disseram “sim” à candidata.
Outro escritório – Fraga Advocacia, capitaneado por João Maria Fraga e Guilherme Varela -, também ingressou no projeto de Magna, juntamente com o advogado Carlos Gondim.
ALDO MEDEIROS
Bem articulado nos bastidores e experiente nas lutas classistas, Aldo Medeiros Filho tem buscado ampliar a densidade de sua candidatura em Natal, mas sem tirar o olho do interior do Estado. Medeiros valoriza as bases interioranas, pois lembra-se que, embora pequenas, foram elas as responsáveis pela derrota de Magna Letícia na última eleição da OAB, quando ambos eram aliados e a oposição não estava dividida.
Na última quarta-feira, Medeiros declarou apoiar a chapa “Mudança pela Ordem”, que vai concorrer pela oposição ao comando da subseccional da OAB de Goianinha, tendo à frente Alana Almeida como candidata a presidente e Erico Cruz como vice-presidente.
Em Mossoró, Medeiros selou a aliança com o grupo da advogada Bárbara Paloma, que teve a candidatura registrada para a presidência da Subseção daquela cidade.
A parceria já estava acertada, mas foi sacramentada em um encontro com participação de 150 advogados na quarta-feira de Outubro (24).