Uma das principais e mais influentes lideranças do meio jurídico potiguar, o advogado Erick Pereira destaca, em entrevista ao BLOG DO FM, que o atual presidente da OAB/RN e candidato à reeleição, Paulo Coutinho, é o nome que deverá vencer o pleito que irá eleger o novo dirigente da entidade no próximo dia 28 de novembro.
Pereira também enfatiza que a candidata Magna Letícia se preparou para liderar oposição, o que terminou sem acontecer tendo em vista o bloco oposicionista ter se dividido, a partir do lançamento da candidatura do advogado Aldo Medeiros, também pela oposição. “Eleição se ganha somando”, lembra Erick Pereira.
Veja abaixo o “bate-papo” com Erick Pereira.
BLOG DO FM – Com sua experiência em eleições da OAB, o senhor acredita que a reeleição de Paulo Coutinho está consolidada pela base de apoio que tem reunido?
ERICK PEREIRA – As pesquisas realizadas até aqui, inclusive por chapas adversárias indicam que a CHAPA 10 vencerá o pleito, porém pesquisa nunca ganhou eleição. Essa história de subestimar os adversários por vantagem em pesquisa é furada. O que tem me animado mesmo são as nossas movimentações, militância, visitas. A alegria da CHAPA 10 é contagiante e isso tem surpreendido positivamente.
BLOG DO FM – O senhor acredita que a divisão da oposição encabeçada pelo advogado Aldo Medeiros não foi bem vista e assimilada pela categoria dos advogados?
ERICK PEREIRA – Penso que Magna Letícia se preparou, durante os últimos 5 anos, para unir e liderar a oposição. Porém, não deixa de ser legítimo a pretensão de qualquer advogado colocar seu nome para também pleitear o cargo de presidente da entidade. E, foi assim que a oposição se dividiu. Penso que eleição se ganha somando. Alguns advogados não entenderam a ruptura de Aldo. Mas falando da chapa 10, ela é um somatório de pluralidade, de diversidade e de inserção dos mais variados pensamentos que podem contribuir mais ainda com o engrandecimento da nossa classe.
BLOG DO FM – Como o senhor avalia o nível e o “denuncismo” que vem sendo protagonizado na eleição da OAB?
ERICK PEREIRA – Os radicalismos, as infantilidades, as agressões nos anonimatos não partem dos candidatos. Basta analisar quem segue os perfis falsos para você entender de onde vem. Porém, penso que este tipo de campanha é inútil, pelo grau de esclarecimento da advocacia. Não é demais recordar que nos últimos três anos não ocorreram denúncias e nem havia esse ódio. Só agora, no período eleitoral, é que surgem defeitos contra a atual gestão?! A oposição está no papel dela de tentar criar fatos negativos já que todos sabem que em todas as pesquisas realizadas, a gestão de Paulo Coutinho é aprovada por quase 80% da advocacia. Mas, a atual gestão precisa combater esse tipo de campanha demonstrando suas realizações que são inúmeras e sem baixar o nível.
NÍVEL DA CAMPANHA
O advogado Erick Pereira voltou a externar, logo após o “bate-papo”, a sua preocupação com as agressões mútuas que vem sendo protagonizadas entre os colegas advogados que lutam pela comando da entidade. O jurista entende que a “eleição da OAB passa, mas o que fica são as amizades”. Na sua opinião, a OAB deve servir de exemplo para a sociedade civil e os seus membros realizarem uma campanha de alto nível, de forma propositiva e com o foco voltado para o que a entidade pode de melhor fazer para os seus membros e à própria sociedade.
Ainda sobre o nível da campanha, Erick Pereira postou um vídeo no seu Instagram, no qual aparece ao lado dos advogados Augusto Maranhão, candidato ao conselho Federal pela chapa 30, e Vital Nogueira, candidato ao conselho Federal pela chapa 20.
Augusto Maranhão declara no vídeo a importância de não se acabar com amizades por conta da campanha. “É preciso ter cautela, moderação. Somos todos advogados, somos todos amigos”, defende. Já Vital Nogueira ressalta que “eleições passam, mas as amizades ficam”.
Veja abaixo o vídeo na íntegra: