SELO BLOG FM (4)

Styvenson sobre recomendação do MPRN ao Governo Fátima: “Onde não há gestão, existe incompetência”

FOTO: REPRODUÇÃO/X

Por Redação Blog do FM

O senador Styvenson Valentim (Podemos) criticou duramente o governo Fátima Bezerra, em suas redes sociais, após o Ministério Público recomendar adoção de medidas para redução de gastos com pessoal.

“O Rio Grande do Norte tem o maior percentual de gastos com pessoal entre todos os estados brasileiros. Segundo o levantamento do MP, nos primeiros quatro meses de 2024, o estado comprometeu 60% do seu orçamento com esses gastos”.

Recomendações

Recentemente, o Ministério Público do RN concedeu um prazo de 90 dias para que o Governo do Estado cumpra medidas administrativas para adequar as despesas estaduais à lei de responsabilidade fiscal. Nesse prazo, o Governo também deve se abster de conceder vantagens financeiras, ou seja, aumento salarial, além de suspender a criação de cargos e realização de concursos públicos.

De acordo com a recomendação, o MP recomenda que o Governo do Estado elimine o excedente de gastos com pessoal, nos termos do artigo 15 da Lei Complementar Federal nº 178/2021, a fim de alcançar o percentual de 53,45% da receita corrente líquida ao final do exercício financeiro de 2024.

Despesas da atual gestão aumentaram 11,9% em 2023

As despesas do Governo Estado aumentaram 11,91% em comparação ao ano de 2022, chegando a R$ 17,28 bilhões no ano passado. Enquanto isso, as receitas atingiram o valor de R$ 17,6 bilhões e cresceram 12,18% no mesmo recorte. Os números estão no Relatório Anual de Contas realizada, apresentado pela governadora Fátima Bezerra em abril passado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui