A licitação dos transportes públicos de Natal vai demorar a ocorrer. Foi o que deu a entender o secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Paulo César Medeiros, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, nesta quarta-feira (3). Segundo o gestor, os moldes atuais para exploração dos transportes devem ser revistos sob pena de que nenhuma empresa se interesse para operacionalizar as linhas e a licitação seja, mais uma vez, deserta.
Durante a entrevista, o secretário falou sobre a necessidade de se buscar um transporte público estruturado e avaliou que, ao longo dos anos, foram realizadas “gambiarras, apêndices” para solucionar problemas que deveriam ser resolvidos de maneira estrutural. Para ele, um dos maiores problemas do atual sistema é a forma como estão dispostas as linhas de ônibus na capital potiguar.
“Temos muitas linhas sobrepostas. A virada de chave será redesenhar o sistema. Tem que preceder a licitação porque corre-se o risco, na verdade, têm-se a certeza, de que (a licitação) será deserta porque não apareceram concorrentes nem na primeira nem na segunda tentativa”, disse o secretário.
Segundo ele, há linhas muito longas na cidade, que levam até uma hora e meia do ponto inicial para o ponto final e isso, no entendimento do secretário, é nocivo para o transporte. Ele entende que as linhas precisam ser interligadas e ter um fluxo constante de passageiros, para evitar prejuízos e fazer com que sejam sustentáveis. “É desejável que as linhas tenham gente suficiente, mas que os ônibus não andem vazios”, explicou.
O secretário disse que já há um levantamento em andamento sobre as linhas, mas não deu exemplo de alguma que poderia se enquadrar nas modificações.
Atualmente, Natal tem aproximadamente 70 linhas de ônibus, incluindo cinco linhas tipo “corujão”, que funcionam em horário estendido.