
Um trecho da rua Ângelo Varela, no Tirol, zona Leste de Natal, passou a operar com mão inglesa. A mudança fica no trecho entre a avenida Hermes da Fonseca e a rua Ipanguaçu. A alteração no fluxo tem provocado confusão entre os motoristas que trafegam pelo local.
O trânsito ficou assim: os motoristas que saem da avenida Hermes da Fonseca em direção à rua Ângelo Varela entram pela faixa da esquerda até a rua Ipanguaçu, onde pegam a rotatória e voltam ao sentido normal da via. Quem quer seguir para a Hermes da Fonseca, agora só pode entrar à esquerda em direção ao Midway Mall.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) explicou que a instalação da mão inglesa no local ocorre para melhorar o fluxo na região, que possui uma quantidade intensa de veículos devido ao número de moradores na área.
“Todo mundo que quer entrar ou sair daqui, só tem a Hermes. Para sair em direção à zona Sul, tinha que sair na rua vizinha ao 16º e fazer o retorno na rua Alberto Maranhão. Ou seja, fazia com que a pessoa tivesse que cruzar três faixas e causava retenção na Hermes, causou acidentes. Dada essa demanda, a secretaria estudou uma forma de resolver esse acesso e a retenção por causa do retorno. Uma das formas foi essa mão inglesa”, explicou Newton Filho, secretário adjunto de trânsito.
O trecho está sinalizado com placas, faixas e setas no chão orientando o sentido e direção que deve ser seguido pelos condutores. Além disso, agentes de mobilidade atuarão no local por duas semanas. “Essa operação assistida vai durar de 15 a 20 dias. Nesse período, temos os agentes de trânsitos, engenheiros, técnicos, programadores semafóricos, também vamos escutar a população para fazer os ajustes necessários. Depois desse período, a gente torna definitivo com esses ajustes”, acrescentou o secretário adjunto.
Portal da Tropical
