A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) estabeleceu o prazo para o lançamento do edital de licitação do transporte público da capital potiguar. De acordo com a secretária Daliana Bandeira, a estimativa é que saia até o início de 2024.
“A gente já vem estudando isso tecnicamente. A gente está vendo a forma legal. Não temos equipe suficiente para a elaboração de um edital de licitação, uma vez que o edital passado foi elaborado em cima de uma lei que já foi revogada. Então, estamos tratando internamente disso”, destacou.
A data foi estipulada após o acordo entre o município, empresas do transporte público e a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. O acerto garantiu ainda a retomada de dez linhas que tinham sido suspensas durante a pandemia e ainda a chegada de 50 ônibus novos.
Inicialmente, a decisão judicial determinava a retomada de 100% da frota, o que, segundo a STTU, se tornou inviável devido à redução da demanda. “Como eu posso justificar uma frota para a demanda de 350 mil, se eu tenho 170 mil? A gente tem que ofertar de acordo com a demanda”, explicou.