Na manhã desta terça-feira (11), o deputado estadual Souza (PSB) esteve reunido na Capitania dos Portos em Natal, com o novo Comandante Oswaldo Silva Neto.
Como presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura do RN, o deputado foi tratar sobre os cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (POPs e PEPs), que tem como objetivo capacitar os pescadores para trabalhar como aquaviário a bordo de embarcações, fruto da audiência pública da pesca.
Durante a reunião, o parlamentar falou que buscará estabelecer parceria com o IFRN de Macau que tem estrutura para desenvolver os cursos de ensino profissional marítimo no estado. Para este ano a perspectiva é que seja disponibilizado no Rio Grande do Norte, dois cursos profissionalizantes, com possibilidade de 30 vagas (POPs) e 30 vagas (PEPs) e de Marinheiro Auxiliar de convés.
Na ocasião, a presidente da Colônia dos Pescadores Z-4 (Natal), Rosangela Nascimento, relatou ao deputado Souza e ao Capitão dos Portos a importância dos cursos profissionalizantes para os pescadores e da grande dificuldade da inclusão no mercado de trabalho, sendo necessário que viabilize estágios junto as empresas.
Segundo o Comandante Silva Neto a redução de escolaridade do 9º para o 6º ano para o curso PEP, já foi um grande avanço no processo de qualificação de mão de obra dos marítimos e que a Capitania dos Portos, sempre foi e será parceira dos pescadores do RN.
A pedido do deputado Souza e do presidente da Federação dos Pescadores, Manoel Lourenço, será agendada para o mês de março uma reunião em Areia Branca com a Colônia dos Pescadores e representantes da Marinha para discutir a realização de cursos marítimos no município, de acordo com a demanda.