O mês de novembro marca a campanha de conscientização e combate ao Câncer de Próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e suas seccionais fazem trabalho contínuo de divulgação sobre prevenção e tratamentos da doença, entretanto no Novembro Azul o tema ganha notoriedade mundialmente.
A SBU-RN fará o lançamento oficial da campanha 2024 no dia 12 de novembro, a partir das 8h, no Restaurante NAU, juntamente com a realização de uma Master Class sobre os 120 anos da primeira cirurgia de prostatectomia realizada no mundo. Ocorrida em 1904, no hospital Johns Hopkins em Baltimore, Estados Unidos, e liderada pelos médicos Hugh Hampton Young e William Stewart Halsted, a primeira prostatectomia foi e realizada por via perineal e sem dúvidas foi um divisor de águas da história da medicina.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, o que reafirma sua importância epidemiológica no país (dados do INCA, 2022).
A idade é o principal fator de risco, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
Dentre as ações de controle para o câncer, duas estratégias se destacam: diagnóstico precoce e rastreamento – que se caracteriza pela aplicação sistemática de exames em pessoas assintomáticas, com o intuito de identificar um câncer em estágio inicial.
Diante da importância do tema, a SBU-RN convida urologistas, profissionais da área em geral e a imprensa local para abraçar essa causa e ampliar a divulgação sobre autocuidado masculino, prevenção, diagnóstico precoce e novas formas de tratamento do câncer de próstata.
O evento conta com o apoio da Adium, Apsen, Endocenter, Coloplast e Clínica de imagem Exame. A organização é da Verbo Comunicação e Eventos.