“Só notícia boa”. Com essa declaração, dada ao radialista e vereador Luiz Almir, durante entrevista na Band, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, deu o tom de como pretende alavancar a sua gestão na Prefeitura da Capital e consagrar-se perante a opinião pública natalense como gestor competente e qualificado. Ainda desconhecido em Natal, o caicoense Álvaro Dias é mestre em exercitar a chamada “convivência dos contrários”, atributo que aprendeu ao longo dos sucessivos mandatos no Legislativo. O seu foco de trabalho já está definido – trabalhar duro nos próximos dois anos para fazer Natal avançar administrativamente e, com isso, obter os méritos necessários para conquistar a reeleição. Dias já sabe a eleição municipal do ano 2020 será dura e que terá que enfrentar nomes fortes que já começam a ser apontados como potenciais candidatos.
Na conversa com Luiz Almir, o prefeito de Natal deixou claro nas entrelinhas que no modelo de gestão que pretende executar não haverá espaço para auxiliares descompromissados ou que trabalhem em “marcha lenta”. Ele exemplificou o “pacote de obras” que planeja destinar para Natal.
A primeira marca registrada de sua gestão já vai sair do papel e atende pelo nome de ‘obras de reurbanização da Zona Norte. A iniciativa envolve a pavimentação de 300 novas ruas da Zona Norte, além de drenagem, construção de creches, escolas, praças, quadras, equipamentos esportivos, entre outras realizações. O “pacote de obras” será desenvolvido ao longo dos próximos 18 meses e representa um investimento de R$ 109 milhões de reais.
“UMA NOVA REDINHA”
Dias também vai investir na infraestrutura de áreas com potencial turístico, a começar pelo o que chamou de “construção de uma nova Redinha”, a praia urbana do lado Norte do Rio Potengi e que convive há anos com uma situação próxima ao abandono. O prefeito diz com todas as letras que fazer a Redinha reviver o período de apogeu vivenciado nos anos 70.
Para isso, Álvaro Dias vai empregar recursos da ordem de R$ 20 milhões de reais – fruto de uma emenda impositiva da bancada federal potiguar – para construir um terminal turístico e investir na reforma do tradicional mercado público, que vai ganhar até um primeiro andar. Na planilha dos projetos consta ainda a construção de quiosques, centro de artesanato e de um píer que será edificado mar adentro, coroando aquela faixa litorânea como um novo polo turístico para encantar os natalenses e atrair visitantes.
Habilidoso no trato político, Álvaro Dias enfatiza com força o apoio que a gestão municipal recebe dos senadores e deputados federais do Rio Grande do Norte, independentemente de cores partidárias. Esse reconhecimento ‘suprapartidário’ parece ser a senha que ele vai usar para dizer aos novos titulares de mandatos federais que Natal não tem partido.
Outra meta de Dias é, até o fim do seu mandato, deixar Natal totalmente iluminada através de lâmpadas LED. As substituições das lâmpadas atuais serão feitas de forma gradativa. O prefeito acredita que dotar a cidade de uma iluminação mais arrojada é também uma forma de contribuir com a segurança pública.
SAÚDE
O prefeito de Natal também se mostra disposto a colocar a saúde pública nos trilhos e reconhece que os hospitais, como qualquer empresa privada, não podem “bancar” o atraso de pagamento tão elevado como o que está acontecendo por parte do poder público, principalmente na esfera estadual. Os atrasos inviabilizam o atendimento aos pacientes e atingem em cheio os usuários que precisam de cirurgias ortopédicas.
Álvaro Dias já determinou ao secretário da área buscar uma solução para minimizar a crise, através do parcelamento dos débitos.
SALÁRIOS
Diferentemente do que ocorre em vários municípios do Rio Grande do Norte e na própria administração estadual, a gestão municipal vem mantendo os salários dos servidores rigorosamente em dia – situação que o atual prefeito encara como sendo uma “briga mensal” com os números para não atrasar o pagamento do funcionalismo.
A estratégia em dado certo, segundo enfatiza o próprio prefeito: “desde que assumimos estamos pagando a folha em dia com dificuldade, mas graças a Deus estamos conseguindo manter em dia o pagamento e conseguindo recursos extras para viabilizar obras novas em favor do povo e da cidade do Natal. Estamos fazendo algumas mudanças, alguns ajustes na administração, para procurar imprimir uma marca própria à nossa gestão”, explica.