Para melhor proteção da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal vai intensificar as estratégias para a prevenção e controle da Febre Amarela (FA) no município, devido ao surgimento de um caso de óbito, que está em investigação, de um primata (Callithix jacchus), o sagui, do Núcleo de Primatologia da UFRN em Natal.
Desde o ano de 2017 a SMS Natal vem realizando a vacinação contra a Febre Amarela para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), tendo ampliado a vacinação para os pontos extras desde o ano de 2020. A vacinação é a única forma de prevenção da Febre Amarela. Em 2022 já foram vacinadas 58.402 pessoas em Natal.
“Para uma melhor cobertura vacinal da Febre Amarela (VFA) para a proteção da população, a SMS Natal promove medidas complementares para ampliação da cobertura vacinal contra a Febre Amarela. Além das medidas já tomadas e em execução, temos a vacinação nos pontos extras de Natal distribuídos nos shoppings Midway, Via Direta, e Partage Norte Shopping; vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs); dia D do Vacinando com Natal, que já ocorre mensalmente”, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.
“Teremos ainda, a vacinação nas escolas em parceria com SESC através do caminhão itinerante porta a porta; instalação do trailer para vacinação no Parque das Dunas; ampliação da cobertura vacinal no cinturão ecológico que vai desde o bairro de Ponta Negra até o bairro de Mãe Luiza; disponibilização de equipe volante para apoio em vacinação em área de risco; imunização em larga escala na UFRN, entre outras ações”, explicou o secretário.
“Para os casos de urgência e emergência em Natal, a SMS Natal conta com quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) 24hs distribuídas em quatro Distritos Sanitários da Cidade, que são as UPAS Pajuçara, Potengi, Esperança e Upa Satélite (Sul) e três Pronto-Socorros, sendo o PS Brasília Teimosa, PS Hospital dos Pescadores e Unidade Mista (UM) Mãe Luiza. Além das Maternidades Araken e Leide Morais para mulheres em período gestacional”, informou o secretário, George.
A rede assistencial de referência para internação de pacientes com diagnóstico de Febre Amarela, no município de Natal, se dará da forma que segue: em casos de pacientes pediátricos deverá ser regulado para o Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Júnior (HMPNJ e o Hospital Estadual Maria Alice Fernandes.
A SMS Natal esclarece que em caso de avistamento de primatas (sagui ou macaco) de vida livre ou em cativeiros que estejam apresentando andar cambaleante, quietos ou mortos, ligar imediatamente para a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) por meio dos números: 3232-8235 ou 3232-8236, que funcionam de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 16h, pela plataforma Instagram @zoonosesdenatal ou pelo aplicativo SISS-Geo do Ministério da Saúde.
PRIMATAS
A SMS Natal reforça que os primatas não transmitem transmitem a Febre Amarela, eles são importantes sentinelas para o processo de vigilância e detecção precoce da Febre Amarela em ambiente silvestre, possibilitando a tomada de decisão em momento oportuno e ressalta que o Aedes Aegypti e Aedes Albopictus são as duas espécies responsáveis pela transmissão da Febre Amarela no ciclo urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.