SELO BLOG FM (4)

Sistema FIERN inaugura nesta sexta Centro de Educação e Tecnologia na Grande Natal

A melhoria do nível de educação e de formação profissional na Grande Natal passa a contar com um reforço: a inauguração nesta sexta-feira, dia 15, do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI, na Zona Norte. Trata-se do mais novo espaço para capacitação, ensino, pesquisa e prestação de serviços do SENAI e do SESI no Rio Grande do Norte. A escola está localizada na avenida Tomaz Landim, 1042.

O prédio, adquirido em 2012, passou por uma ampla reforma, adaptação, ambientação e instalação de equipamentos. Em 2015, foram realizados diversos estudos e concluída a elaboração de Projetos Estruturantes de Engenharia. A proposta de reestruturação do imóvel foi aprovada pelo Departamento Nacional do SENAI, em janeiro de 2016, e em julho, após o cumprimento das exigências legais e feita a licitação, começaram as obras.

Concluído, o novo Centro de Educação e Tecnologia do SENAI tem salas de aula para ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Básica Profissional. Além disso, há ambientes para aulas teóricas dos cursos de profissionalização e qualificação de técnicos.

O Centro também está equipado com laboratórios de Marcenaria e Carpintaria, Hidráulica, Elétrica, Construções e Revestimentos. Há também salas para o treinamento com Simuladores de Máquinas Pesadas.

A formação profissional no local dispõe de dois laboratórios de informática, de materiais e homogeneidade, de desenho técnico, de química e de física. No Centro, está instalado também o laboratório especializado em análises e prestação de serviços tecnológicos para o setor cerâmico.

Os alunos que farão o curso e capacitação no local contam com uma biblioteca, além de áreas comuns e administrativas como setor de convivência, cantina, secretarias e coordenações escolares e administração em geral. O auditório com capacidade para 250 pessoas será inaugurado na etapa seguinte.

O Centro está apto para a instalação do setor de edificação de inovação e transferência de tecnologia, fruto de um Termo de Parceria com a Alemanha, titulada “Passive House” (Casa Passiva), que tem como objetivo implementar um modelo de edificação ecologicamente correta e tecnicamente sustentável.

“O sistema FIERN entrega uma das escolas mais bem equipadas e estruturadas do Nordeste. Com isso, o SESI e SENAI cumpre seu compromisso com a Zona Norte, com São Gonçalo e demais municípios da Grande Natal”, frisa o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

A escola está preparada para ter uma oferta próximo de mil vagas nas diversas atividades de ensino e de formação profissional. “E tudo isso chega no momento em que se cobra uma presença efetiva das instituições na oferta de curso de qualificação para o mercado de trabalho. Por isso, o Sistema FIERN oferece uma escola moderna que vai promover o conhecimento como uma ferramenta para o desenvolvimento humano e social, nesta conjuntura na qual o Brasil começa a retomar o crescimento”, acrescenta Amaro Sales.

O Centro fica localizado em uma região onde estão sediadas várias indústrias do Rio Grande do Norte. “Nesta região onde está a nova escola do SENAI há uma demanda significativa para formação e capacitação de trabalhadores para a construção civil. E temos as instalações e os profissionais preparados para atender a demanda deste setor”, disse a diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo de Albuquerque.

“A escola vai contribuir para a formação dos trabalhadores, para que eles estejam ainda mais qualificados e possam se destacar no mercado de trabalho”, afirma.

O superintendente do SESI, Juliano Martins, destaca que a nova escola vai proporcionar para toda a região uma melhor qualificação dos trabalhadores da indústria. “É importante proporcionar à região uma escola de elevado padrão, com articulação entre o SENAI e SESI. Isto que está sendo garantido no novo centro”, ressalta. O SESI estará presente com ensino regular, o EJA e o EBEP. “O Centro é de alto padrão, com estrutura física impecável que assegura as condições de um ensino de alta qualidade”, conclui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui