O Sistema FIERN vai oficializar, nesta quarta-feira (3), parcerias com prefeituras das regiões Central e do Seridó Oriental para a execução do “Programa Emprega Mais”. A solenidade de assinatura dos convênios será às 16 horas, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria.
Com a parceria, o Emprega Mais será executado nos municípios que aderirem aos convênios nestas duas regiões e, com isso, haverá cursos de capacitação para colaboradores das indústrias e desempregados que possam ser qualificados e atender necessidades de mão de obra de empresas dessas regiões.
Os cursos serão oferecidos de acordo com a demanda das empresas e municípios, em articulação com os sindicatos que representam setores da indústria e as prefeituras, que vão firmar o termo de cooperação.
O Emprega Mais é um programa desenvolvido pelo SENAI e o Ministério da Economia, com o objetivo de promover qualificação e inserção profissional “conectadas às demandas do setor produtivo para difundir a tecnologia e conhecimento para a esfera pública, para a iniciativa privada e para os trabalhadores”. A empresa que atender aos requisitos do programa indicará os trabalhadores por meio de vouchers ofertados, que são transformados em cursos gratuitos, do SENAI, para empregados e desempregados.
O programa oferece capacitação em duas modalidades: “Novo Emprego”, que é destinado a trabalhadores desempregados, sem vínculo empregatício com qualquer empresa; e o Requalifica, para empregados de empresas industriais.