SELO BLOG FM (4)

Sistema Fecomércio RN lança projeto para capacitar 260 mulheres no segmento de Tecnologia da Informação

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Sistema Fecomércio RN lança, nesta quarta-feira (17), no Auditório do Hotel Barreira Roxa, o projeto Conectando Mulheres – Senac Code, iniciativa executada pelo Senac que capacitará 260 mulheres para atuação no segmento de Tecnologia da Informação (TI). A capacitação é resultado da parceria entre a instituição e o mandato da deputada federal Natália Bonavides, por meio do Convênio n° 959727, que destinou uma emenda parlamentar individual no valor de R$ 1 milhão, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O projeto visa promover autonomia econômica, inclusão e transformação social, utilizando a educação profissional como ferramenta para ampliar oportunidades, reduzir desigualdades e fortalecer o protagonismo feminino no mercado de trabalho.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressalta o trabalho da instituição na qualificação técnica e no desenvolvimento de competências comportamentais como caminhos para gerar novas perspectivas de futuro. “Ao investir na formação de mulheres na área da tecnologia, o Conectando Mulheres – Senac Code contribui diretamente para o enfrentamento das desigualdades de gênero, ampliando a presença feminina em um setor estratégico e em constante crescimento”, destacou.

Ao final do projeto, espera-se não apenas a inserção das participantes no mercado de trabalho, mas também o estímulo ao empreendedorismo e à geração de renda, podendo impactar, indiretamente, cerca de 780 pessoas.

Cursos

As mulheres serão capacitadas dentro de uma trilha formativa estruturada, que inicia com o curso de Desenvolvimento Profissional, voltado à preparação básica para o ingresso na área de tecnologia. Essa etapa contempla os conteúdos de Português, Matemática, Relações de Trabalho, Carreira e Mercado, além de Letramento Digital Básico.

Após essa fase, as alunas seguirão para os cursos específicos: Operadora de Computador ou Programadora de Sistemas, conforme o perfil e o interesse, totalizando mais de 83 mil horas de capacitação, distribuídas em 13 turmas ao longo do ano de 2026. As aulas terão início a partir do dia 19 de janeiro nas unidades do Senac Centro e Zona Norte.

O projeto também oferecerá benefícios para as participantes como transporte, material escolar, lanche e apoio ao cuidado infantil durante as atividades do curso, por meio de profissional responsável para acompanhar as crianças das mulheres que são mães.

Edital

Durante o lançamento do projeto, será divulgado o edital com a oferta inicial de 80 vagas. O certame estará disponível a partir do dia 17 de dezembro, no site do Senac RN, onde também serão realizadas as inscrições, até 10 de janeiro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui