SELO BLOG FM (4)

Sistema Comércio RJ recebe reconhecimento pelas contribuições culturais em Macaíba

FOTO: DIVULGAÇÃO

Dirigentes do Sistema Comércio Rio de Janeiro foram homenageados pela Prefeitura e a Câmara Municipal de Macaíba (RN) na sexta-feira (10), com a entrega de comendas municipais no Solar Ferreiro Torto.

O diretor da Fecomércio RJ e diretor do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do RJ, Ladário Magalhães, recebeu a Comenda Fernando Gomes Pedroza, junto com o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz, que também foi agraciado com o Título de Cidadão Macaibense.

As homenagens foram uma iniciativa do prefeito Emídio Júnior e do presidente da Câmara, Denilson Gadelha, em propositura da vereadora Érika Emídio,  intermediadas pelo Sistema Fecomércio RN, em reconhecimento pela contribuição da federação e sindicato fluminenses, no processo de exumação e translado do Rio de Janeiro para solo potiguar dos restos mortais de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão. Desde outubro do ano passado, a urna encontra-se no Solar Ferreiro Torto, em Macaíba, sua terra natal.

Anteriormente, os restos mortais estavam sepultados no cemitério São João Batista, na capital carioca. A exumação ocorreu no dia 5 de dezembro de 2022 após articulações feitas entre Governo do Estado e diversas entidades, envolvendo a Fecomércio RN. No dia 26 de outubro do ano passado, foi realizada a cerimônia de translado da urna que foi depositada em Macaíba juntamente com o mausoléu original trazido do Rio de Janeiro.

Reconhecimento

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância da contribuição dos homenageados. “Homenagear Antonio e Ladário também é prestar mais uma homenagem a Augusto Severo e reafirmar o compromisso do Sistema Comércio com a preservação de nossa história e cultura”.

Em seu discurso, o vice-presidente da Fecomércio RN e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda, lembrou que acompanhou de perto o trabalho realizado e agradeceu a parceria dos representantes do Rio de Janeiro. “Estas homenagens refletem não apenas o mérito individual e de suas entidades, mas também a sensibilidade em reconhecerem a importância para Macaíba de ter hoje aqui, neste local, os restos mortais de um de seus mais ilustres filhos”.

Lacerda também foi homenageado, de surpresa, com a Comenda Fernando Gomes Pedroza.

Agradecimento

“Augusto Severo estava muito além de seu tempo. Quero agradecer ao prefeito e vereadores por esta homenagem”, declarou Ladário Magalhães ao receber o título, concedido àqueles que prestaram importantes serviços a Macaíba.

Filho de um potiguar, Antonio Florêncio se emocionou. “Hoje tivemos a oportunidade de complementar essa história do Rio Grande do Norte. E posso garantir que a Fecomércio do RJ é também um pedaço do RN em nossa cidade”.

Exposição Caboclos

O evento também marcou a abertura da Exposição Caboclos, do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), que ficará disponível para visitação gratuita até 21 de junho, no Solar Ferreiro Torto. A exposição faz parte do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural e busca trazer um registro fotográfico artístico e poético dos grupos Caboclos.

Pioneirismo

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi um pioneiro brasileiro na aviação, nascido em Macaíba, Rio Grande do Norte, em 1864. Reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento da aviação, Severo dedicou-se incansavelmente à exploração e inovação neste campo. Seu legado é marcado especialmente pelo projeto e construção do dirigível “Pax”, que, infelizmente, encontrou um fim trágico em 1902 durante um acidente fatal em Paris, onde Severo e seu copiloto, Georges Saché, perderam suas vidas. Sua coragem e visão pioneira deixaram uma marca inegável na história da aviação brasileira, inspirando gerações posteriores de exploradores aéreos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui