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Sine-RN retoma atendimento presencial em Centrais do Cidadão com agendamento prévio

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, informa que o serviço do Sine-RN vai retomar o atendimento presencial em algumas unidades. O funcionamento excepcional das Centrais do Cidadão foi assegurado pelo Decreto nº 29.705, publicado nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do RN.

As unidades que abrirão, excepcionalmente, para atendimento do Sine-RN são as Centrais do Cidadão de Assu, Currais Novos, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz. O horário de atendimento nas centrais será das 7h às 13h.

A intenção é suprir uma demanda já existente de trabalhadores que estão em busca do seguro-desemprego e estão encontrando dificuldades nos canais digitais, bem como evitar aglomerações na sede do órgão, em Natal. Os atendimentos, entretanto, só irão acontecer mediante agendamento prévio.

Em razão da pandemia da Covid-19 e com o objetivo de inibir aglomerações, o funcionamento das Centrais do Cidadão em todo território potiguar estava suspenso. Com as unidades fechadas, a matriz do Sine-RN, em Natal, passou a receber um acúmulo de pessoas depois que foi reaberta para atendimentos presenciais no dia 22 de abril. Para solucionar essa questão, o Governo do Estado optou pela expansão dos atendimentos nas Centrais do Cidadão.

Embora tenha sido retomado o serviço de forma presencial, é importante destacar que só serão recebidas as pessoas que agendarem o atendimento previamente. Isto é,  as pessoas que fizerem o deslocamento até as Centrais do Cidadão sem agendamento prévio não serão atendidas. “O objetivo do sistema de agendamento é garantir a segurança da população, para diminuir as chances de transmissão do novo coronavírus. O objetivo é evitar filas com aglomeração de pessoas”, afirma o secretário-adjunto da Sead, George Câmara.

A reabertura excepcional de algumas Centrais do Cidadão seguirá também os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde e do Decreto nº 29.705, como a disponibilização suficiente de máscaras aos funcionários e de álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso; a manutenção de higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato; o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; e ocontrole de frequência não superior a 20 pessoas no local.

O agendamento pode ser feito, provisoriamente, por meio de um número de celular. Cada unidade, dispõe de um número. Em breve, será disponibilizado um número institucional para as marcações de horários em todas as Centrais. A população à procura do serviço do Sine pode telefonar durante o horário das 7h às 13h. Confira os contatos:

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