Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, previdência, trabalho e Anvisa, realizaram um protesto nesta terça-feira (18) contra o fechamento da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizada na avenida Nascimento de Castro, em Natal.
O ato visa chamar a atenção para as recentes medidas de fechamento de diversas agências do INSS em todo o país. Edineide Dantas, cuidadora, expressou sua preocupação durante o protesto, destacando os impactos diretos na vida daqueles que já enfrentam dificuldades em garantir seus direitos previdenciários.
O diretor de comunicação do Sindprevs RN, Cícero Chê, informou que a agência do Bairro Igapó em Natal já foi transferida para a central do cidadão da zona Norte. A expectativa é que a agência Sul, seja fechada até 16 de abril de 2024, data em que encerra o contrato de locação do prédio.
João Maria, industriário, expressou sua preocupação com o possível aumento nas filas e no tempo de espera nas agências remanescentes após o fechamento da agência na zona Sul, que atende uma população de cerca de 200 mil pessoas, de acordo com o sindicato.
O fechamento das agências faz parte de uma reestruturação proposta pelo governo federal para redução de gastos. O sindicato alerta que, atualmente, existem em todo o país cerca de 7 milhões de pessoas com pedidos aguardando por mais de 45 dias em uma fila virtual, e há uma defasagem de 25 mil servidores para atender essa demanda, que só tende a aumentar com o fechamento de mais agências.
Ponta Negra News