
CLAUDIA LEITTE FOI CONFIRMADA COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL DA FESTA
Revoltados com os investimentos financeiros do governo do Ceará para as festas de final de ano e com o os recorrentes atrasos salarias dos médicos que atuam na rede estadual de sáude, o Sindicato dos Médicos do Ceará lançou a campanha “Cachê de Réveillon em dia. Pagamento de médico atrasado” pela valorização da categoria.
A campanha contempla, dentre outras ações: a veiculação de spot na programação das rádios O POVO CBN AM 1010 e Verdes Mares AM 810, entre os dias 14 e 31 deste mês; mídias em outdoors e posts em redes sociais.
Das mídias
O spot, que já começou a ser veiculado nas emissoras de rádio, traz a seguinte mensagem:
“Em Fortaleza, os médicos sofrem com atraso de pagamento. Mas, pra pagar cachês milionários no Réveillon, não falta dinheiro na Prefeitura. Se os médicos cantassem, será que receberiam em dia?
(Simulação de um médico cantando em ritmo de axé)
Vai começar a cirurgia
A cirurgia, a cirurgia
Já preparei a anestesia
anestesia, anestesia
Olha a agulha, mainha!
Valorizar o médico é cuidar da Saúde de todos. Sindicato dos Médicos do Ceará”
Já os outdoors vão abordar:


Motivação
Para a presidente do Sindicato, Dra. Mayra Pinheiro, diante da grave crise pela qual passa a Saúde, chama a atenção da classe médica os altos gastos, por mais um ano consecutivo, na promoção da festa de Réveillon. “Enquanto isso, nós continuamos com hospitais sem medicamentos, com equipamentos quebrados, sem condições de salubridade e de segurança para os profissionais trabalharem, o que coloca em risco a qualidade do atendimento à população”, ressalta a médica.
Ainda de acordo com a Dra. Mayra Pinheiro “a inversão de prioridades fica evidente quando de um lado nos deparamos com contratações milionárias para a festa e de outro temos profissionais com pagamentos atrasados que, mesmo em meio a essas adversidades de infraestrutura estão, diuturnamente, prestando serviços à população”.
Segundo levantamento do Sindicato, com base em denúncias feitas pela categoria, em Fortaleza estão em atraso as remunerações dos médicos que prestam serviços nos Gonzaguinhas, Frotinhas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na Santa Casa de Misericórdia, através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) e de Cooperativas.
Tal levantamento está sendo realizado em todo o Ceará e se revertendo em ações, através da Assessoria Jurídica do Sindicato, contra os órgãos públicos que estão em atraso ou se negando a pagar as remunerações dos médicos.
Outras ações
Dentre outras iniciativas do Sindicato visando à valorização da categoria médica, está a Ação Ordinária contra o Estado do Ceará (Processo nº 0190899-51.2016.8.06.0001), ajuizada na última segunda-feira (12), requerendo o reajuste legal de reposição remuneratória dos médicos servidores públicos estaduais com base na inflação acumulada, objetivando o pagamento dos valores retroativos dos últimos 5 (cinco) anos, contados a partir da data do ingresso da demanda judicial, e no período que transcorrer o processo.

