Despertar a população para a importância do trabalho do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil no combate à sonegação fiscal, às fraudes e planejamentos tributários abusivos, ao tráfico de armas e drogas (nos portos, aeroportos e pontos de fronteiras), contrabando e descaminho.
Esse é o foco da campanha lançada nacionalmente pelo Sindifisco Nacional, que é o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. A categoria vive um momento de tensão com o corte de 50% no orçamento do órgão, com o consequente risco de os serviços prestados colapsarem a partir do mês de maio desse ano. A campanha está sendo desenvolvida em todo o país.
O combate à sonegação fiscal contribui, diretamente, para o aumento da arrecadação dos recursos que dão suporte às políticas públicas implementadas pelo governo, beneficiando a população como um todo.
O Presidente do Sindifisco Nacional, Delegacia Sindical do RN, Allan Patrick, ressalta que há uma preocupação do sindicato em fazer a população conhecer a importância das atividades do Auditor Fiscal da Receita. “O trabalho desenvolvido pelos auditores fiscais da Receita Federal tem um impacto direto na vida da população, sob vários aspectos. Com o combate à sonegação fiscal, por exemplo, a concorrência no mercado se torna mais igual. Além do mais, com os recursos gerados a partir do pagamento desses impostos e contribuições sociais, a população é diretamente beneficiada com os serviços de educação, saúde e segurança, além de ter assegurado os programas sociais e de aposentadorias existentes”, comenta.