SELO BLOG FM (4)

Sindicalização cresce no RN após oito anos, mas permanece abaixo de 10%

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A proporção de trabalhadores sindicalizados no Rio Grande do Norte subiu para 9,3% em 2024, após oito anos seguidos de queda, segundo dados divulgados nesta quarta-feira 19 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual representa 209 mil pessoas de 14 anos ou mais ocupadas na semana de referência da pesquisa ou que já estiveram ocupadas anteriormente.

Em 2014, 17,5% dos trabalhadores potiguares eram associados a sindicatos. Esse índice caiu ao longo dos anos e chegou a 8,5% em 2023. No início da série histórica, em 2013, o estado registrava 15,1% de sindicalização.

Os resultados colocam o RN na sexta posição entre os estados brasileiros com maior proporção de trabalhadores sindicalizados, ao lado da Paraíba (9,3%), que ocupa a quinta posição. O Piauí tem o maior índice do país, com 15,8%. O RN também superou a média nacional (7,7%) e a média do Nordeste (9,0%).

Quando considerados apenas os trabalhadores ocupados na semana de referência, o número de sindicalizados no RN cai para 139 mil pessoas. Segundo o analista da Pnad Contínua, William Araujo Kratochwill, “isso indica que, em 2024, uma em cada três pessoas associadas a sindicatos no Rio Grande do Norte estava desocupada ou fora da força de trabalho por motivo de aposentadoria ou outras razões, mas continuava envolvida em atividades sindicais”.

O levantamento mostra ainda que os homens voltaram a ser maioria entre os sindicalizados. Em 2024, 117 mil homens estavam associados a sindicatos, o equivalente a 55,98% do total. Em 2023, eram 92 mil, o mesmo número de mulheres sindicalizadas naquele ano. A quantidade de mulheres seguiu estável em 92 mil em 2024.

A Pnad Contínua: Características Adicionais do Mercado de Trabalho – 2024 reúne dados sobre associação sindical, cooperativas de trabalho e produção, cobertura de CNPJ entre empregadores e trabalhadores por conta própria e local de exercício do trabalho, com recortes por sexo e nível de instrução. Os resultados completos estão disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui