O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn) quer utilizar a tecnologia de biometria facial para a integração temporal no transporte público da capital. Nessa sexta-feira (06), a entidade apresentou o novo sistema de identificação aos gestores da Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), em encontro na sede do órgão municipal.
“Tivemos uma reunião em mais etapa do acordo que foi firmado com a Defensoria Pública e o município. Viemos apresentar o projeto de ampliação de tempo de integração. Atualmente, o usuário tem 60 minutos e algumas restrições de linhas que não se integram. Nossa é que, para combater as fraudes, nós façamos o cadastro biométrico, ampliemos o tempo de uso e aumentemos a base de integrações”, afirmou Augusto Maranhão Filho, assessor jurídico do Seturn.
De acordo com o que foi apresentado, os usuários do sistema de transporte de Natal precisarão fazer um pré-cadastro. Essa etapa deverá ser feita entre os meses de novembro e dezembro. Dessa forma, o novo sistema passaria a ser utilizado no início de 2024. “Precisamos que as coisas aconteçam aos poucos. Viemos apresentar o plano de pré-cadastro. Foi bem recebida essa ideia para que não haja filas. Em novembro e em dezembro para as pessoas irem ao Seturn”, destacou.
Segundo Augusto Maranhão Filho, o sistema de biometria facial não resultará em custo para o usuário. Apesar disso, ele reforçou a necessidade da publicação do edital de licitação do transporte público de Natal, que se arrasta há anos.
“Não vai ter custo para o usuário. Será suportado pelo Seturn. Mas a gente reitera que é necessária a publicação do edital de licitação, a conclusão dos estudos técnicos tarifários. Esses investimentos que o Seturn vem fazendo precisam ser remunerados. Já cobramos no Tribunal de Contas, já cobramos no Poder Judiciário, aqui na STTU. Do contrário, todos esses investimentos que estamos fazendo irão caducar. Aí você não terá condições de continuar o serviço”, completou.