A Secretaria de Turismo do Estado anunciou na manhã desta quinta-feira, 24, a “conquista” de um segundo voo direto, ligando Buenos Aires a Natal. Embora as informações divulgadas pelo órgão oficial de turismo tentem passar a impressão de que se trata de uma segunda frequência que será operada permanentemente pela Gol Linhas Aéreas, a nova operação é apenas um “voo extra” que companhia irá viabilizar a partir de Julho para atender a demanda da temporada de férias de meio de ano. Após esse período, a capital potiguar voltará a contar apenas com a única frequência semanal que já existe. A Gol só cogitaria implantar uma segunda frequência não temporária, partindo de Buenos Aires com destino a Natal, caso a ocupação de assentos justificasse o investimento, fora da temporada de férias.
De qualquer forma, o fato da companhia aérea ter colocado voo extra de Buenos Aires para Natal, já confirma o fato de que o fluxo de turistas da Argentina para a capital potiguar encontra-se aquecido e é economicamente viável.
O mercado argentino se mostra promissor e a Secretaria de Turismo tem realizado um trabalho de promoção e divulgação maciça dos destinos potiguares nas principais cidades argentinas.
“Desde o início da gestão detectamos potencial do mercado argentino e apostamos nele. Participamos de todas as maiores feiras e eventos do país, produzimos road shows, capacitações. Investimos aproximadamente R$ 400 mil com recursos do Governo Cidadão e arrecadamos aproximadamente R$ 17,8 milhões ano passado com o crescimento de 148% no número de turistas argentinos entre 2015 e 2016”, frisou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
A presidente da Emprotur, Aninha Costa, vê o voo extra da Gol como uma “oportunidade para trabalharmos ainda mais nossa divulgação e manter a frequência também durante a baixa temporada“.