Com a aproximação de mais um feriado, o trade turístico potiguar sempre mantém altas expectativas para o setor no período. Mas para o anualmente esperado feriado do 7 de setembro, o cenário tem expectativas diferentes: mesmo após o site de atrações e planejamento turístico, Decolar, anunciar Natal como o 5º destino turístico mais procurado no feriado, a capital potiguar chega ao feriado com previsão de 60% de ocupação do setor hoteleiro na capital, segundo a Associação Brasileiro da Indústria de Hoteis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN).
Com relação à movimentação na cidade nos próximos dias, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel/RN), Paolo Passariello, conta que a expectativa com a aproximação de feriados sempre é grande na capital potiguar, mas destaca que o feriado acontecendo no fim de semana desanima um pouco o setor. “O setor está sempre com fome de turista, mas talvez por ser em um sábado o movimento não seja como esperado”, diz Paolo.
Ele ainda explica que o movimento em bares e restaurantes ainda pode ser maior do que esperado com a presença dos próprios natalenses, associando à baixa perspectiva de viagens no curto período de descanso. “Nossos associados sempre querem saber como está a taxa de ocupação, pois é o que dita como será o movimento nos estabelecimentos. Mas ainda assim, o resultado varia muito de acordo com os bairros, pois os feriados atingem muito mais os bairros turísticos, como Ponta Negra”, conta Paolo Passariello.
“Quando a ocupação hoteleira está entre 60% e 65%, sabemos que o movimento será normal, não além do habitual, quando a taxa é maior é que nos animamos para o melhores números nos nossos comércios”, explica.
Sobre as operações do comércio, ele destaca a necessidade de maior movimentação, de turistas e moradores, para melhores resultados. “Temos uma margem de lucro muito apertada, então nossa margem de lucro líquido depende de um maior faturamento, que só pode vir com um maior movimento”, conclui Paolo.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav/RN), Luis Leite Noronha, lamenta o feriado no fim de semana, reconhecendo as perspectivas econômicas seriam melhores caso fosse em dia de semana. “A perspectiva é maior para o turismo regional, que atrai os estados vizinhos para os hoteis e pousadas, e até mesmo para os próprios natalenses, que irão aproveitar as praias, aumentando a movimentação”, diz Luis.
Apesar da baixa expectativa, o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson, aponta a classificação da capital como 5º destino mais procurado como fruto do trabalho conjunto da hotelaria e do turismo para promover Natal como escolha atrativa e segura. “Estamos confiantes de que, com união dos esforços, poderemos continuar impulsionando o crescimento do setor e garantindo que Natal seja sempre lembrada como um dos principais destinos turísticos do Brasil”, disse.
Tribuna do Norte