SELO BLOG FM (4)

Setor de reciclagem atinge 22 mil empregos no RN e projeta crescimento de 20% até 2025

FOTO: DIVULGAÇÃO

O setor de reciclagem no Rio Grande do Norte alcançou a marca de 22 mil empregos diretos e indiretos no Estado e prevê um crescimento de mais 20% até o final de 2025. As informações foram divulgadas durante a abertura do 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN, nesta quinta-feira 13, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias (FIERN).

Com a presença de autoridades públicas, empresários e trabalhadores, o presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício, abriu o evento firmado no calendário regional de iniciativas voltadas à reciclagem. O fórum traz como tema principal a responsabilidade compartilhada, desde a geração até a destinação de resíduos.

Etelvino Patrício destacou a importância do associativismo para o crescimento da indústria de reciclagem e descartáveis no Estado. “Nos últimos dez anos, nosso setor cresceu mais de 300% graças ao associativismo e pela sensibilidade do Governo Estadual de incentivar a atividade. Aumentamos a oferta de empregos diretos e indiretos no mesmo sentido, chegando a marca de 22 mil. Nosso trabalho agora é para ampliar em mais 20% esses números até o final de 2025”, afirmou ele.

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, ressaltou a transversalidade da atividade de reciclagem, que dialoga com todos os segmentos produtivos por oferecer uma destinação adequada para resíduos e retornar esses materiais para as cadeias produtivas. “Os novos modelos de produção e consumo surgidos neste século, com automação e digitalização de diversos processos, exigiram um uso ainda maior de recursos. A indústria da reciclagem entra neste contexto, para gerir os resíduos gerados por essa cadeia, evitar que esse material seja destinado para aterros e lixões e faz com que volte para a cadeia produtiva”, declarou Serquiz.

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura do fórum e anunciou a criação da Bolsa Catador, que deve auxiliar financeiramente cooperativas e associações de catadores “para fomentar cada vez mais essa atividade que é a base da indústria de reciclagem”.

Fátima ainda lembrou da criação do ICMS ecológico e da Política Estadual de Resíduos Sólidos, que prevê a promoção da indústria de reciclagem e o reconhecimento do resíduo reutilizado como bem de interesse econômico. “Nossa gestão incluiu o setor da reciclagem no PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN), possibilitando geração de emprego e renda e promoção da saúde e preservação do meio ambiente no nosso estado”, ressaltou a governadora.

O deputado estadual Hermano Morais, que representou a Assembleia Legislativa do RN no evento, apontou o Rio Grande do Norte como referência em sustentabilidade. “Já somos historicamente líderes na produção de energia eólica, mas também passamos a ser referência em reciclagem”, comenta. “É de interesse comum o desenvolvimento com sustentabilidade e é isso que promove a indústria de reciclagem do RN”, expressou Hermano.

Também participaram da abertura a subprocuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Ileana Neiva; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella; o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato; e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita.

Programação

Além de estandes de exibição de produtos e serviços das empresas e instituições parceiras do evento, o 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos conta com uma programação de palestras. Entre os participantes, destacam-se Aline Sousa, diretora presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Matérias Recicláveis (Centcoop); Geraldo Rufino, fundador da maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do país; Fabrício Soler, professor, advogado especialista em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU); e Luciana Balbino, empresária com forte atuação no turismo criativo e eleita uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio pela revista Forbes.

O evento segue até esta sexta-feira (14), das 9h às 18h, com painéis, palestras e apresentações culturais relacionadas ao tema. O evento conta com os seguintes parceiros: Sicred, Recicla-RN, Reciaço, JPatricios, Lippel, Byd – Carmais, Confea, Cril, Inesfa, Sindcer, Singraf, Recinfo, Bioma Soluções, Café Santa Clara, Natal Shopping, Sadio, Fardar, Grimaldi, Sterbom, Vila Coxinha, Massas São Sebastião, Sebrae-RN e Semurb, além da FIERN.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui