A cada 90 segundos, uma pessoa morre no Brasil devido a doenças do coração, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. Com 14 milhões de brasileiros afetados por cardiopatias, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em parceria com a Federação Mundial do Coração e as Nações Unidas, lança a Campanha Nacional do Setembro Vermelho.
A iniciativa visa mobilizar o país em torno da importância dos cuidados com a saúde cardiovascular, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade civil. Durante todo o mês, monumentos e prédios, incluindo clínicas de cardiologia e sedes médicas no Rio Grande do Norte, serão iluminados de vermelho para simbolizar o alerta à população.
A SBC/RN também promoverá uma série de vídeos informativos nas redes sociais, apresentados por cardiologistas, para enfatizar a importância de ações preventivas na redução dos riscos de doenças cardíacas. A campanha culminará em outubro com um “Check-up Cardiológico” em São Gonçalo do Amarante, onde especialistas oferecerão orientações sobre a necessidade de mudanças de hábitos e a importância do diagnóstico precoce e controle de fatores de risco.
“Com essas ações, esperamos reduzir os alarmantes índices de mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros,” afirma a presidente da SBC/RN, Dra. Carla Karini.