A Secretaria do Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesed) segue intensificando o processo de integração com a Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC) com objetivo estabelecer estratégias mútuas de cooperação com a perspectiva de aprimorar a segurança.
Nesta quinta-feira (8), a Sesed esteve presente na II Feira de Ciências Tecnologia e Cultura da 1ª Direc (1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura), que ocorreu no Complexo Cultural da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na zona Norte de Natal.
Para o professor Márcio das Neves Viana, subcoordenador de integração institucional da Sesed, participar desse tipo de ação é essencial para que a Sesed continue construindo um diálogo com a Educação. “A Sesed trabalha nesse sentido de aproximação com a Educação. É uma via de mão dupla. Não se faz cidadania apenas com a Secretaria de Educação e não se faz segurança pública apenas com a Secretaria de Segurança”, destacou.
Ainda segundo o professor, diante do resultado positivo apresentado pela Feira, a Sesed pretende sugerir novos eventos como esse. “Conversando com os professores e diretores, percebi que esse tipo de evento traz um retorno muito positivo, até mesmo a diminuição da evasão escolar. Os alunos se reuniam até nos finais de semana para discutir os projetos”.
A secretária da Educação, Cláudia Santa Rosa, elogiou a presença da Sesed na Feira. “A participação de outros segmentos sociais e outras secretarias como a Sesed é muito importante na construção da cidadania. Mostra que a Sesed tem a intenção de continuar com essa parceria”, disse a secretária da SEEC.
Desde o dia 27 de julho a Secretaria da Segurança e da Defesa Social tem realizado uma série de reuniões com representantes das redes de ensino estadual e municipal nas chamadas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) com a intenção de reunir ideias que possam ser postas em prática para diminuir os índices de violência na capital.