A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte divulgou um relatório parcial das ocorrências entre a sexta-feira (30) e domingo (2).
Ao todo foram registradas dezesseis ocorrências. Três pessoas foram presas usando o aparelho celular na cabine de votação. As ocorrências foram registradas nos município de Jucurutu, região Seridó potiguar, São Francisco do Oeste, no Oeste potiguar, e Pedro Avelino, na região Central do estado.
Por volta das 13h um homem foi detido em São Francisco do Oeste fazendo filmagens na cabine. Ele foi flagrado por uma mesária e em seguida a Polícia Militar foi acionada pra prender o eleitor em flagrante. Ele chegou a negar que estivesse com celular, mas acabou sendo detido com o aparelho com o aplicativo da câmera aberto.
Poucas horas depois, por volta de 15h20, outra pessoa foi detida em Pedro Avelino por cometer o mesmo tipo de crime e conduzida à Delegacia Regional de Macau.
Pela manhã um homem já tinha sido preso pelo mesmo crime na cidade de Jucurutu. A Polícia Militar foi acionada e o homem encaminhado para a delegacia de plantão.
Outras ocorrências foram registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual. Cinco foram por boca de urna; cinco por transporte ilegal de eleitor; duas por propaganda irregular e uma por compra de voto. O balanço é parcial.
Em coletiva de imprensa, o secretário de Defesa Social, coronel Francisco Araújo, avaliou a operação segurança para o pleito deste domingo como positiva. Diferentemente dos anos anteriores, o Rio Grande do Norte não contou com o apoio das Forças Armadas para o apoio da segurança das atividades eleitorais.
“De forma integrada com forças federais e municipais, o efetivo estadual cumpriu seu objetivo principal de manter a ordem pública em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte durante o pleito eleitoral”, destacou o coronel Francisco Araújo, secretário da Segurança Pública.