A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) emitiu uma nota nesta quarta-feira (17) reforçando a orientação para que os municípios adotem uma ordem de prioridade decrescente na aplicação da vacina contra a covid-19 no estado.
Na nota, a secretaria destaca que foram feitas recomendações para que os municípios seguissem estratégias para vacinação dos idosos, obedecendo a um cronograma dependendo do número de doses disponíveis e enviadas pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, explica ainda que a imunização desse novo grupo não será uniforme em todos os municípios do estado. Contudo, ela ressalta que é importante seguir com o escalonamento na vacinação.
“Nós temos a clareza de que esses idosos não serão imunizados em toda sua totalidade. Existem municípios que conseguirão realizar boa parte da imunização nesses idosos e outros não conseguirão atingir esse público, pois existe uma quantidade considerável no município. É importante que se considere esse escalonamento”, afirmou.
Ainda de acordo com a coordenadora, os idosos ainda não devem procurar pela imunização nos postos de saúde. Ela acrescentou a necessidade da manutenção das medidas pessoais de prevenção à covid-19.
“É importante também que esses idosos não busquem a imunização ainda. O governo recomenda que se evite aglomeração, o uso da máscara é imprescindível, é importante manter o distanciamento social, bem como as medidas de higienização. Estamos no aguardo de mais doses para dar continuidade a essa imunização”, finalizou.