O Governo do RN planeja desativar leitos de UTI Neonatal do Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar), no Tirol, e transferi-los para o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal, referência no atendimento pediátrico. Contudo, segundo fonte do Blog do FM, para que isso ocorra, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) precisaria remanejar os dois únicos médicos da escala de plantão do Hospital da PM, mesmo contrariando a vontade dos profisionais.
“Os médicos intensivistas neonatal não querem essa transferência, mas a Sesap pretende fazer isso de todo jeito, sem qualquer diálogo com a equipe de médicos que compõe a escala na UTI Neonatal, que já assinaram o desligamento na Coopmed, por não concordar em trabalhar no Hospital Maria Alice Fernandes”, disse a fonte, que prefere não se identificar ao temer represálias.
À reportagem do Blog do FM, a Sesap esclareceu que está trabalhando para ampliar a assistência aos recém-nascidos que necessitam de UTI. Para isso, articula a transferência do serviço que hoje funciona no Hospital da Polícia Militar com seis leitos para o Hospital PMaria Alice Fernandes, que contará com dez leitos.
A Sesap também afirmou que a atual gestão organiza até o fim do mês a transferência do serviço e dos pacientes, com segurança e acompanhamento da Justiça Federal e órgãos de controle como o Ministério Público.
TRANSFERÊNCIA DE MÉDICOS
Esta semana, anunciou a Sesap, foi realizada uma reunião de alinhamento e organização para que as transferências ocorram de forma segura e responsável. Ainda será feita outra reunião com os profissionais envolvidos no processo para orientação.