A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte informou nesta sexta-feira (7) que pretende distribuir novas doses da vacina Pfizer, que deverão ser recebidas na próxima semana, a municípios da região metropolitana de Natal. Para isso, as cidades deverão garantir a temperatura ideal para conservação das doses.
Atualmente, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde estão ficando nas capitais, porque as doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.
O primeiro lote, com mais de 7 mil vacinas, recebidas nesta semana, ficou em Natal. A capital começou a imunização com essa vacina nesta quinta-feira (6).
A Sesap afirmou que após reunião na Câmara Técnica, irá encaminhar ofício ao Ministério da Saúde pedindo a substituição destas doses de Pfizer pelo imunizante Coronavac.
“Caso o pedido não seja acatado, a Sesap fará a distribuição das 18.720 doses da Pfizer para os municípios da Região Metropolitana de Natal, a partir de pactuação”, informou.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública também afirmou que recebeu uma errata do informe técnico nº 16 do Ministério da Saúde que orienta sobre a continuidade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
“De acordo com o documento, as vacinas da fabricante Astrazeneca/Fiocruz (Oxford) devem ser destinadas para conclusão da segunda dose (D2) e, desta forma, a Sesap só encaminhará aos municípios as novas doses deste imunizante a partir de cinco dias para o início da aplicação da segunda dose”, informou a secretaria em nota.
G1RN